Blog

Em 20 anos, Imembuí Microfinanças auxiliou mais de 28 mil empreendedores

A Imembuí Microfinanças completa, neste mês, 20 anos de trabalho ao lado dos empreendedores gaúchos. As duas décadas de existência foram celebradas nesta terça-feira (14), no Hotel Itaimbé, em um evento que recebeu colaboradores, parceiros e clientes seguindo todos os protocolos de combate à Covid-19.

A história da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) de Microcrédito foi contada por meio de uma viagem no tempo, conduzida por Patrícia Garcia e Felipe Mendes, atores da Companhia Armazém, junto com personagens essenciais para que tudo isso se tornasse realidade, como o primeiro presidente da instituição, Jeferson Oliveira.

- A dificuldade que a gente teve no início foi muito grande, foram vários desafios. Nós tivemos que montar equipe e buscar recursos. Saímos, literalmente, de chapéu na mão buscando nas prefeituras da região os recursos necessários. Passado esse tempo, hoje com toda a dimensão que a Imembuí tomou, é algo muito grandioso. A Imembuí não é um exemplo somente para Santa Maria, mas para todo o Brasil, pela forma de organização, pela gestão que tem, pela ousadia, pelo ineditismo das articulações que estabeleceu, ela precisa ser conhecida e reconhecida por muita gente. Ver hoje uma equipe constituída, com propósitos muito definidos, para mim é muito feliz - comenta Oliveira. 

Para o atual presidente, Claudionor Ribeiro de Ribeiro, ao longo dos anos a Imembuí ganhou a confiança da comunidade, que hoje reconhece a relevância e o comprometimento da instituição.

- A maneira que trabalhamos com o cliente é olho no olho, e se estabelece uma reciprocidade de confiança e amizade. Ajudamos o microempreendedor assessorando e emprestando aquilo que ele precisa, acompanhando o pequeno negócio e isso faz a grande diferença. Temos centenas de histórias de sucesso de pessoas que começaram na cozinha de casa e hoje são empresas que geram empregos - ressalta o presidente.

O diretor geral, Arlimar Silveira de Oliveira, ressalta a importância do microcrédito para as famílias: 

- Não tem preço poder trabalhar em uma instituição em que podemos direcionar todos os recursos para atender as demandas das famílias que mais precisam, porque não é um número que estamos emprestando, nós damos assistência, e isso é o que faz com que todos possam crescer - relata Oliveira. 

Em 20 anos, R$ 122 milhões em créditos foram liberados para mais de 28 mil empreendedores gaúchos. Através do microcrédito, toda a economia é movimentada, como aponta o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo:

- São recursos que giram, é a qualidade de vida de todos que fica melhor e se tem a geração de empregos. É um efeito dominó que toda a cidade se beneficia - completa Decimo. 

 

EXPANSÃO

A OSCIP de microcrédito, que funcionou com o nome de Banco do Povo até 2010, foi se expandindo para diversos municípios do Rio Grande do Sul. Hoje, são 58 cidades atendidas pela Imembuí com diferentes linhas de crédito, além do programa Juro Zero, disponível em Santa Maria, Panambi, Pejuçara e Santa Bárbara do Sul. 

- O programa Juro Zero, que já chegou a R$ 1 milhão em crédito em Panambi, dá um aporte muito significativo para fazer com que as empresas tenham capacidade de passar por um momento de dificuldade, como a pandemia - comenta  Rafael Jacques de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi. 

O vice-prefeito de Pejuçara, João Luiz Valandro, também defende a importância do programa para toda a comunidade:

- A Imembuí veio para contribuir muito com a nossa Sala do Empreendedor, e traz um bom retorno para nosso pequeno empresário, os MEIs da nossa cidade. Isso gera renda para eles, para conseguirem alavancar seu negócio, e também traz retorno para o município- completa Valandro. 

 

 A IMEMBUÍ

A Imembuí Microfinanças é uma associação civil (privada) com sede em Santa Maria sem fins lucrativos, qualificada junto ao Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) de Microcrédito. Atualmente, a organização de Microcrédito já oferece os seus serviços em mais de 40 municípios gaúchos.

Siga a Imembuí nas redes sociais (pelo Instagram @imembuimicrofinancas e /imembui.microfinancas no Facebook) e fique sempre bem informado sobre as nossas novidades!

Em 20 anos, Imembuí Microfinanças auxiliou mais de 28 mil empreendedores

Em 20 anos, Imembuí Microfinanças auxiliou mais de 28 mil empreendedores
Leia Mais Leia mais

Veja outras matérias da Imembuí Microfinanças

Posts Recentes

Teste Desenvolvedor
20/11/2020

Posts Recentes

Teste Desenvolvedor
20/11/2020