Blog

Programa Juro Zero injeta 250 mil reais na economia de Restinga Sêca e beneficia 37 microempreendedores

Graciele Diniz foi uma das primeiras empreendedoras de Restinga Sêca a acessar o Programa Juro Zero. Ela é proprietária da Empório do Mate e tinha o sonho de mudar a loja para um espaço maior. Com a linha de crédito, ela conseguiu a liberação de R$ 10 mil e foi ainda mais longe: não só mudou de sede, como também expandiu o empreendimento:  

- Como a loja era mais ampla, nós compramos prateleiras novas, aumentamos a quantidade de mercadorias e passamos a vender outras linhas de produtos, como porcelanas. Também conseguimos investir na minha produção de pipoca gourmet, que é totalmente artesanal. Compramos sacolas, embalagens e até uma seladora para facilitar o processo. E sem contar que foi tudo muito fácil! O Roberson, agente da Imembuí, veio aqui na loja, me explicou tudo e fizemos toda a liberação do dinheiro pelo WhatsApp, lembra a empreendedora. 

O propósito da Imembuí Microfinanças é, justamente, facilitar a vida do microempreendedor MEI e ME com crédito fácil e rápido. O agente da Imembuí Roberson Pereira, que atende os empreendedores do município, conta que o Juro Zero foi muito bem aceito desde o início. Mesmo antes da liberação da linha de crédito, já havia interessados. 

- Foi muito interessante, porque eu já estava há um bom tempo divulgando o microcrédito, conversando com os clientes sobre vendas e oferecendo o microcrédito para impulsionar a atividade de cada um. No momento em que o programa Juro Zero foi lançado, houve uma grande procura desses empreendedores em busca de crédito sem juros. Percebi que foi como uma virada de chave para eles, em termos de empolgação, autoestima e otimismo. Muitos aproveitaram o microcrédito para comprar novos produtos, para mudar mobiliários e, até mesmo, reformar a loja e dar mais visibilidade para o negócio e conforto para seus clientes, comemora o agente de crédito. 

O Programa Juro Zero foi lançado no município em novembro de 2022. Em apenas seis meses, o valor de R$ 250 mil - previsto para a primeira etapa do programa - foi todo disponibilizado. A linha de crédito beneficiou 37 empreendedores e fortaleceu 16 empregos de cinco áreas distintas. Veja outras informações sobre o perfil de quem acessou o microcrédito.

Perfil do empreendedor beneficiado

Áreas impactadas: 

  • atividade paisagística: 1

  • comércio: 16

  • estética: 1

  • prestação de serviço: 18

  • transporte: 1 

 

Renda per capita 

  • Até ½ salário-mínimo: 0%

  • ½ a 1 salário-mínimo:  5,41%

  • 1 a 3 salários-mínimos: 54,05%

  • 3 a 5 salários-mínimos: 2,70%

  • 5 a 10 salários-mínimos: 0%

  • acima de 10 salários-mínimos: 37,84%  


Prefeitura avalia como positiva a primeira etapa do Juro Zero no município

A concessão da linha de crédito só foi possível devido a parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal, que subsidiou os juros ao microempreendedor. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte de Restinga Sêca, Shaiane Grigoletto Dotto, o programa foi fundamental para o município, especialmente, neste momento de recuperação da economia pós-pandemia.  

- Nós já tínhamos a parceria com a Imembuí Microfinanças, mas em função do impacto da pandemia, compreendemos que o empreendedor precisava de um suporte maior para fazer melhorias e retomar seus negócios. Por isso, decidimos aderir ao programa e subsidiar o juro do empréstimo. Esse programa não beneficia apenas o microempreendedor em termos individuais, mas também o município como um todo. Afinal, esse valor aportado fica na cidade, circula e fomenta toda uma cadeia produtiva.  Então, foi essencial para que a gente pudesse dar esse pontapé inicial. Já esgotamos todos os recursos da primeira parte e, com certeza, teremos mais uma etapa para 2024, projeta a secretária. 

Programa Juro Zero injeta 250 mil reais na economia de Restinga Sêca e beneficia 37 microempreendedores

Programa Juro Zero injeta 250 mil reais na economia de Restinga Sêca e beneficia 37 microempreendedores
Leia Mais Leia mais

Veja outras matérias da Imembuí Microfinanças

Posts Recentes

Teste Desenvolvedor
20/11/2020

Posts Recentes

Teste Desenvolvedor
20/11/2020