Blog

Imembuí Microfinanças e Famurs assinam acordo de cooperação técnica para expansão do microcrédito produtivo no Rio Grande do Sul

A assinatura foi realizada hoje, no 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Famurs, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca. 

 

O acordo de cooperação técnica assinado, hoje, entre a Famurs e a Imembuí Microfinanças é um marco para a expansão do microcrédito produtivo no Rio Grande do Sul. O acordo viabiliza uma série de ações (veja abaixo) para facilitar o acesso dos micro e pequenos empreendedores a linhas de microcrédito e, assim, gerar emprego, renda e inclusão social e desenvolver as comunidades regionais. Ao longo dos seus 22 anos, a Imembuí Microfinanças já beneficiou 30 mil empreendedores formais e informais de 130 municípios com a injeção de R$ 130 milhões em seus negócios.

Na cerimônia de assinatura do acordo, durante a abertura do 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Famurs em Restinga Sêca, o presidente da Famurs,  Paulinho Salerno, destacou a importância do acordo:

- A parceria com a Imembuí tem o objetivo de fazer com que os municípios conheçam mais o microcrédito produtivo e orientado e sua  importância para o desenvolvimento dos municípios, principalmente dos micro e pequenos negócios. Procuramos a Imembuí Microfinanças, que tem expertise na área e  tem ajudado muitos municípios a desenvolverem políticas públicas para levar o microcrédito aos empreendedores.

 

Para o presidente da Imembuí, Antônio Roque Ferreira, o acordo também representa um momento histórico: 

- Com este acordo, vamos conseguir fortalecer as ações de microcrédito na cadeia produtiva dos municípios, possibilitando aos prefeitos desenvolverem suas estratégias nos programas de geração de emprego e renda, combate à pobreza e inserção social. 

 

AS AÇÕES QUE REGEM O ACORDO

O acordo determina uma série de ações, entre elas o mapeamento das operações de microcrédito no Estado para apurar quais municípios gaúchos têm acesso aos recursos e identificar o perfil do empreendedor tomador de crédito. 

Segundo o advogado da Imembuí e sócio do escritório Brutti & Friedrich, Rafael Friedrich, responsável pela assessoria jurídica dos contratos, com o diagnóstico das operações será possível identificar questões que dificultam o acesso de mais municípios do microcrédito: 

- Nos seus mais de 22 anos de atuação, a Imembuí se tornou referência no estado do Rio Grande do Sul e também no Brasil em relação à operacionalização do microcrédito. Encontramos uma demanda nos últimos anos que é como realizar a formalização dos contratos entre a Imembuí e os municípios - pontua o advogado. 

 

O acordo segue em vigor até 31 de dezembro de 2023. Até lá, o documento estabelece uma série de objetivos:

  • Identificar o perfil do empreendedor tomador de microcrédito;

  • Verificar quais são os municípios gaúchos têm ações de microcrédito junto à Sala do Empreendedor;

  • Promover ações de difusão do microcrédito como ferramenta de geração de trabalho, renda e construção de cidadania;

  • Estudar o impacto positivo do microcrédito na economia dos municípios e dos empreendedores;

  • Propiciar formas permanentes de discussão e divulgação dos serviços especializados de microcrédito produtivo e orientado;

  • Ampliar a área de atuação profissional, no tocante a regularização da atividade de microcrédito produtivo e orientado e áreas afins, em novos setores da atividade econômica;

  • Estabelecer canal de comunicação entre as partes que viabilize, de forma rápida e eficaz, a troca de informações das ações produzidas;

  • Promover eventos junto aos Municípios para conscientização da importância da implementação do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado 

 

CREDENCIAMENTO DOS MUNICÍPIOS

Para aderir às ações do acordo, os municípios devem fazer um credenciamento no site da Imembuí Microfinanças de 10 a 30 de junho. A partir do credenciamento, a Imembuí poderá firmar o Termo de Parceria com o município para operar o microcrédito. O credenciamento deve ser feito neste link:  https://imembuimicrofinancas.org/credenciamento-de-municipios/cadastro.

Para divulgar informações sobre o microcrédito produtivo e orientado e o acordo, a Imembuí Microfinanças conta com um estande no 41º  Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul.

- Temos aqui a oportunidade de conversarmos com prefeitos e secretários na divulgação da abertura do credenciamento dos municípios. Esta etapa de credenciamento é fundamental para viabilizarmos as operações de microcrédito aos empreendedores - afirma a diretora da Imembuí, Renata Ferrari.

Imembuí Microfinanças e Famurs assinam acordo de cooperação técnica  para expansão do microcrédito produtivo no Rio Grande do Sul 

Imembuí Microfinanças e Famurs assinam acordo de cooperação técnica  para expansão do microcrédito produtivo no Rio Grande do Sul
Leia Mais Leia mais

Veja outras matérias da Imembuí Microfinanças

Posts Recentes

Teste Desenvolvedor
20/11/2020

Posts Recentes

Teste Desenvolvedor
20/11/2020